Idosa que morreu há dois dias sob suspeita de coronavírus no RJ testa positivo
Na última terça-feira (17), uma idosa de 63 morreu sob suspeita do novo coronavírus em Miguel Pereira, no Sul do Rio de Janeiro, e nesta quinta-feira (19) foi confirmado o teste positivo para Covid-19 através de comunicado da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e a prefeitura da cidade. A vítima possuía quadro que também incluía diabetes e hipertensão, e deu entrada em uma unidade de saúde do município na segunda-feira (16). Segundo comunicado da prefeitura de Miguel Pereira, a vítima era empregada doméstica em uma casa na capital do estado e teria contraído o vírus através da empregadora que havia retornado de viagem à Itália.
"Nossa cidade está de luto. Estamos muito tristes com a notícia e me coloco pessoalmente à disposição dos familiares e amigos neste momento de dor. O momento agora pede que a população se conscientize, fique em casa e se resguarde.", disse o prefeito André Português, que tomou a decisão de suspender as aulas por 15 dias, além de criar um Gabinete de Crise para enfrentar a pandemia do coronavírus.
Outro caso de morte por Covid-19 também foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro no início desta tarde. A vítima, do sexo masculino, tinha 69 anos de idade, morava em Niterói e também possuía quadro de diabetes e hipertensão. Segundo comunicado da SES-RJ, ele teve contato com caso confirmado que viajou ao exterior e começou a sentir os sintomas no dia 11 de março.
Até o fechamento desta matéria, o estado do Rio registra 65 casos confirmados de coronavírus, sendo 55 na capital, 7 em Niterói, 1 em Barra Mansa, 1 em Miguel Pereira e 1 em Guapimirim. O Governo do Estado já colocou em prática, desde a semana passada, algumas medidas para tentar conter o avanço da doença, com situação de emergência decretada pelo governador Wilson Witzel, que impôs limites de funcionamento a diversos estabelecimentos , incluindo shoppings, e suspensão total de aulas em escolas públicas e privadas. No Maranhão, foi criado um Centro de Testagem para o Coronavírus, onde também é possível realizar teste para H1N1.
Cuidados com Covid-19:
Se apresentar sintomas ou tiver contato com alguém com a doença, faça quarentena e evite superlotar hospitais. Sua contribuição é necessária!