Primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson, testa positivo para coronavírus
Nesta sexta-feira (27) o primeiro ministro Boris Johnson confirmou que está com o novo coronavírus (COVID-19). Segundo Boris Johnson, ele se isolará, mas continuará a despachar de sua casa para manter a quarentena no país.
Com 55 anos, o político conservador está fora do grupo de risco e apresentou sintomas leves e passa bem. O Reino Unido iniciou há poucos dias o processo de isolamento para conter a epidemia que se alastra na Europa e já tem entre os infectados até mesmo membros da realeza, como o Príncipe Charles. As medidas são duras no país, com multas, restrições ao sair à rua, mas com grande auxílio monetário do governo para os que mais necessitam.
Leita também: Londres usa fechamento devido ao coronavírus para restaurar a icônica faixa de pedestres da Abbey Road
A imprensa britânica afirma que outros ministros do governo deverão se isolar, já que tiveram contato com o primeiro-ministro e ele apresentou os sintomas somente ontem (26) enquanto ainda sedia entrevistas. Boris aproveitou suas redes sociais para comunicar sobre a doença e como seguirá para liderar os esforços locais. Ele disse: "Agora estou me auto-isolando, mas vou continuar a liderar a resposta do governo via videoconferência enquanto nós lutamos contra esse vírus".
Over the last 24 hours I have developed mild symptoms and tested positive for coronavirus.I am now self-isolating, but I will continue to lead the government’s response via video-conference as we fight this virus.Together we will beat this. #StayHomeSaveLives pic.twitter.com/9Te6aFP0Ri
— Boris Johnson #StayHomeSaveLives (@BorisJohnson) March 27, 2020
Atualmente, o Reino Unido está com 11.658 casos confirmados de coronavírus e 578 mortes confirmadas até esta sexta, 27. Inicialmente, o Reino Unido tinha estratégia de infecção de boa parte da sua população, para o desenvolvimento da imunidade das pessoas, mas após dados levantados pelo Imperial College de Londres sobre o impacto no sistema de saúde, o governo modificou a estratégia para um isolamento mais severo.