Segundo laudos divulgados, exames de Bolsonaro para coronavírus deram negativos
O Jornal “O Estado de São Paulo” foi à Justiça para ter acesso aos laudos dos exames que o Presidente Jair Bolsonaro fez para testar se tinha ou não contraído o novo coronavírus. Os laudos tornaram-se públicos hoje (13) e indicam que o presidente testou negativo.
O próprio presidente já havia indicado que não havia contraído a doença, mas se negou por diversas vezes apresentar o resultado do exame. O STF solicitou os exames a AGU e os recebeu na semana passada, já que Bolsonaro teve contato por diversas vezes com populares sem o resultado divulgado sobre a doença, colocando, em tese, a saúde pública em risco, o que poderia ser caracterizado como crime, passível inclusive de impeachment.
Leia também: Bolsonaro diz que se sentirá violentado se for obrigado a mostrar exame de Covid-19
Ao todo, Bolsonaro realizou três exames que usaram o método PCR. Neste método, é possível identificar bem a Covid-19 a partir dos primeiros três dias de sintomas, diferentemente dos testes rápidos que só tem resultados mais assertivos a partir do 10º dia.
De acordo com o Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas, Rui Yutaka Matsuda: “Para a realização dos exames foram utilizados no cadastro junto ao laboratório conveniado Sabin os nomes fictícios Airton Guedes e Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz, sendo preservados todos dados pessoais de registro civil junto aos órgãos oficiais".
A AGU entregou ao STF laudos dos exames médicos ao ministro relator, Ricardo Lewandowski. Dados particulares do presidente foram suprimidos dos laudos antes de se tornarem público, mas de acordo com o Supremo, os dados são de Jair Bolsonaro. Confira os laudos: