Internautas comemoram investigação de Luciano Hang e outros bolsonaristas pela PF: "Grande dia"
O inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura a produção e difusão de fake news e ameaças diretas à Corte aplicou, através da Polícia Federal, o mandado de busca e apreensão nas casas de aliados do presidente Jair Bolsonaro, entre eles o empresário Luciano Hang, dono da Havan, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, os blogueiros Winston Lima e Sara Winter, e vários outros.
A operação foi realizada na manhã desta quarta-feira (27) e já virou motivo de comemoração nas redes sociais, onde os internautas agradecem pelo cumprimento da lei na briga contra a circulação de notícias falsas e, principalmente, contra os crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente e defendido pelos seus apoiadores influentes.
A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira (27) mandados de busca e apreensão no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura produção de notícias falsas e ameaças à Corte. Entre os alvos estão o ex-deputado federal Roberto Jefferson, o empresário Luciano Hang, o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP) e blogueiro Allan dos Santos. Os quatro são aliados do presidente Jair Bolsonaro.
Ao todo, foram 29 mandados de busca e apreensão, com ordens expedidas pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, relator do inquérito. Os investigados receberam agentes da PF em suas casas e entregaram pertences que podem servir como evidência no inquérito, que ao longo das investigações obteve laudos técnicos que apontavam a existência de um grupo produtor e disseminador das fake news, com um padrão exato de funcionamento.
Nesta manhã, Hang utilizou o Twitter para tentar tranquilizar os seguidores, incentivando-os a não consumirem notícias ruins. "As notícias podem mexer com o nosso humor. As ruins nos deixam tristes. As boas, nos mostram o lado bom das coisas. O brasileiro é um povo animado, alegre e contagiante. Não se deixe levar pel desânimo. Seja confiante e aproveite a vida. Vamos juntos deixar nossos dias felizes?", disse o empresário, em meio às comemorações dos opositores, que apesar do clima de esperança, também mostram ceticismo, sobretudo pelo alto poder de influência dos investigados e a relação direta com membros de alto escalação do Governo. Crédulos ou não, usuários do Twitter levantam a tag "Grande Dia" para narrar os acontecimentos desta quarta.