Na contramão de Upload, Greg Daniels larga o senso crítico em Space Force e divide opiniões
De volta à televisão, Greg Daniels gerou grande expectativa com "Space Force", que estreou nesta sexta-feira (29) na Netflix, sobretudo porque agradou público e crítica com a futurista "Upload", disponível no Amazon Prime Video desde o início de maio. Na contramão da "irmã", a série estrelada por Steve Carell mostra um lado criativo diferente e, de certa forma, decepcionante para a crítica especializada, que recebeu a obra com grande divisão de opiniões, atentando-se, principalmente, à inesperada ausência do humo ácido e do senso crítico do cineasta em relação à trama, que gira em torno da criação da "Força Espacial" pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Para Lucy Mangan, do The Guardian, diz que a série, apesar de tentar, não consegue ser engraçada do jeito que muitos gostariam e que, por isso, sequer poderia ser classificado como comédia, mas que vale assistir ao primeiro episódio pela participação de Fred Willard, falecido no último dia 15 de maio. Para a Entertainment Weekly, "Daniels e Carell falharam em dar a sua série qualquer ponto de vista discernível, oferecendo uma comédia inócua e surpreendentemente sem graça sobre a burocracia militar".
Brian Lowry, da CNN Entertainment, afirma que "Space Force" poderia ter vários pontos trabalhando ao seu favor no papel, mas que em algum momento entre o desenvolvimento e o lançamento na Netflix, acabou se perdendo, entregando um conteúdo fraco demais para o que se esperava da parceria entre Daniels e Carell.
Daniel Fienberg, do "The Hollywood Reporter", reforça a necessidade de Space Force buscar caminhos diferentes nas próximas temporadas, se existirem. "Em outras palavras, para que a Space Force funcione, Carell e Daniels - tão satíricos quanto nós (veja The Office) - precisariam vir com seu foco humorístico e metas incrivelmente bem aperfeiçoadas. Durante a primeira temporada, apesar dos destaques, isso simplesmente não está lá", esclarece Fienberg.
Para o bem ou para o mal, Space Force já está disponível na Netflix e certamente tem seus pontos altos, sobretudo pelo grande elenco, composto, além de Carell e Willard, por Diana Silvers, Ben Schwartz, Lisa Kudrow, Josh Malkovich e várias participações especiais. Aos que preferem acompanhar uma obra com humor mais próximo do senso crítico e acidez de The Office, vale investir em "Upload", que insere a trama em 2033, com a vida pós-morte possibilitada através de programação computacional.