Campanha “Somos 70 por Cento” viraliza e vira slogan de protestos
O economista Eduardo Moreira iniciou em suas redes sociais a campanha “Somos 70 por Cento”, em relação aos 70% de brasileiros que são contra as medidas do atual presidente. Após viralização na internet, a campanha virou slogan em protestos a favor da democracia no Brasil, organizado hoje em São Paulo, Rio de Janeiro, e demais locais.
O ato em São Paulo foi convocado por torcidas organizadas dos times paulistas, em especial o grupo Gaviões da Fiel. Inicialmente, o protesto foi um movimento pacífico em prol do antifascismo e pela democracia na Avenida Paulista. Entretanto, no mesmo local e momento, ocorria uma passeata em prol do presidente e os dois grupos acabaram com se encontrar gerando conflitos.
A confusão começou por causa de dois fascistas com a bandeira neonazistas.Essa senhora também passou entre o grupo Antifascistas com a bandeira americana e o taco de baseball na mão provocando o grupo.#somosos70porcento pic.twitter.com/wah9bNIyGr
— Papai Bozo 🌀 (@PapaiBozo) May 31, 2020
Somando as demais pesquisas que reforçam o alto número de brasileiros contrários ao governo, ontem (30) à noite foi divulgado uma nova pesquisa do Instituto Datafolha que informa que 72% da população discorda da frase do presidente Bolsonaro sobre armar a população.
A hashtag “Somos 70 por Cento” está sendo usada para marcar no Twitter os vídeos e fotos da manifestação na Paulista e elogiar as torcidas organizadas paulistas pelo ato. Em contrapartida, com a intervenção da polícia militar em meio a manifestação, o ato rendeu ainda mais críticas ao governo e a truculência policial.
Ditadura NUNCA MAIS! ✊ pic.twitter.com/ZWabZrf7NO
— Johnny Hooker (@JohnnyHooker) May 31, 2020
Recado para os fascistas na Paulista hoje: "ôôô, a ditadura acabou!" pic.twitter.com/ObgYFu7WQR
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) May 31, 2020
Os apoiadores de Bolsonaro, por sua vez, acusam as torcidas organizadas de Antifas e Terroristas, subindo a tag “AntifaTERRORISTA” e a imprensa que cobre o embate entre manifestantes de polícia.
“Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas.” (Winston Churchill) #ANTIFAterrorista pic.twitter.com/rLzj3uGulj
— Sara Winter (@_SaraWinter) May 31, 2020
Temos que parabenizar a imprensa pelo esforço absurdo em enxergar 'defesa da democracia' em um ato com membros portando faca, soltando rojão contra PM e espancando opositores; é proporcional ao esforço para enxergar autoritarismo em seguidas semanas de atos pacíficos pró-governo.
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) May 31, 2020