Governador de São Paulo, João Doria, anuncia produção de vacina contra o coronavírus
O Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nessa manhã de quinta-feira (11), que o estado irá iniciar a produção da vacina contra o novo coronavírus em uma parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório internacional Sinovac Biotech. O anúncio foi feito em suas redes sociais e confirmado na coletiva de imprensa diária sobre a situação da pandemia no Estado. Apesar do anúncio, a vacina só deve ser disponibilizada no ano que vem.
Hoje é um dia histórico para a ciência no Brasil e em SP. Vamos anunciar que São Paulo vai produzir a vacina contra o coronavírus, através de parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório internacional Sinovac Biotech. pic.twitter.com/ZPS6uDuVR8
— João Doria (@jdoriajr) June 11, 2020
No vídeo publicado, o governador está ao lado de Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, e esclarece que a vacina está na terceira fase de testes através da parceria com o laboratório chinês: "'Esta vacina é uma das que estão em estágio mais avançado em todo o mundo", informou Doria.
Durante a coletiva, o governador deu mais informações sobre o desenvolvimento de vacinas em escala mundial: “O mundo contabiliza hoje mais de 100 vacinas em desenvolvimento, vacinas contra o coronavírus, mas apenas dez atingiram a fase final de testes em humanos. A vacina do Instituto Butantan é das mais avançadas contra o coronavírus, e os estudos indicam que ela estará disponível no primeiro semestre de 2021, ou seja, até junho do próximo ano”.
A parceria com a Sinovac Biotech prevê a participação do Estado nos testes clínicos da vacina, batizada de Coronavac, com o acompanhamento de 9.000 voluntários brasileiros a partir do próximo mês de julho. Caso a eficácia e segurança da vacina sejam comprovadas, o Instituto Butatan terá o domínio necessário para a produção dela em larga escala, atendendo inclusive o SUS. Na China, as duas primeiras etapas foram administradas em cerca de 1.000 pessoas.
Doria enfatizou que o desenvolvimento da vacina é uma grande parceria internacional em prol da população do Brasil e de outros países: "Estamos falando da vacina contra o vírus que abalou o mundo, 216 países do mundo enfrentam hoje o coronavírus. Milhares de pessoas perderam suas vidas, milhões foram infectadas, agora temos uma janela da ciência para evitar o coronavírus. E o domínio dessa tecnologia é brasileiro e chinês”.