Velma Lésbica? Produtor de Scooby-Doo revela censura da Warner Bros.
A franquia Scooby-Doo é uma das mais bem sucedidas do mundo das animações. Se reinventando desde a década de 60, o desenho já passou por várias fases, traços e até já ganhou versão em live-action. Cada personagem tem sua própria personalidade e assim um completa o outro ao longo de tantas aventuras e desventuras desvendando mistérios. Dentre todas as séries do cão falante e sua turma, a Scooby-Doo Mistérios S/A é uma das que mais mexe com o público, por dar nova forma a trama e trazer um romance entre Velma e Salsicha, mas segundo Tony Cervone, produtor da animação, a história não é bem por aí.
Segundo o cineasta, Velma, na realidade, é homossexual e teria interesse em outra personagem da franquia. Segundo ele, não havia sido permitido (por parte da Warner) que os produtores abordassem a sexualidade da personagem de maneira aberta, levando em consideração a época em que Scooby-Doo Mistérios S/A foi produzida (entre 2010 e 2013), revelando o tabu envolto à animação. Muitos fãs, por sua vez, viam com estranheza o relacionamento da CDF com o velho amigo e já lançavam teorias sobre o assunto.
“Eu já disse isso antes, mas Velma em Mistério S/A não é bi. Ela é gay. Nós sempre planejamos que Velma agisse um pouco fora do personagem enquanto ela saía com Salsicha porque aquele relacionamento era errado para ela e ela tinha uma dificuldade com o porquê. Há pistas sobre o porquê naquele episódio com a sereia, e se você seguir o arco da Marcie inteiro, isso parece tão claro quanto nós poderíamos fazer parecer há 10 anos atrás”, respondeu a um seguidor em seu Instagram.
De acordo com Cervone, Velma seria apaixonada por Marcie Fleach, mas ambas não teriam tido a oportunidade de terem seu romance trabalhado na trama principal. “Vocês podem não gostar, mas essa era nossa intenção”, disse após afirmar que elas são, sim, um casal.
James Gunn, roteirista do primeiro live-action da franquia, também conhecido por seu trabalho em Guardiões da Galáxia, também revelou nas redes socais que a personagem seria abertamente homossexual no filme, mas que a ideia foi colocada de lado pela Warner Bros. “Eu tentei! Velma era explicitamente gay em meu roteiro inicial. Mas o estúdio continuou diluindo isso, se tornando algo ambíguo (a versão filmada) e então nada (a versão lançada), até finalmente ter um namorado (a sequência)”, escreveu em seu Twitter.
Mesmo nos dias de hoje, em plenos século XXI, abordar temas sobre a sexualidade, principalmente em obras voltadas para o público infanto-juvenil, ainda divide opiniões. Há uma parcela da população que acredita que o assunto pode e deve ser trabalhado com os jovens para fins de esclarecimento, curiosidade e comportamento, o que ajudaria muitos a se entenderem ou mesmo ter empatia com o próximo.
Contudo, existe uma boa parcela contra, principalmente de uma ala mais conservadora. Esse é um assunto delicado e que aos poucos vem sendo trabalhado, mesmo de forma sutil, entre os estúdios e de televisão e cinemas em suas produções. E você? O que acha? Deixe sua opinião nos comentários 👇