Black Lives Matter: Estátua de Jen Reid durou apenas 24 horas em Bristol
A prefeitura de Bristol, na Inglaterra, removeu a estátua de Jen Reid que foi erguida no mesmo lugar da antiga estátua de Edward Colston, derrubada por manifestantes da Black Lives Matter no início de junho. Reid já havia afirmado pouco antes da instalação - não autorizada - que não sabia se as autoridades da cidade deixariam a estátua erguida por minutos, meses ou um único dia.
O fato é que os trabalhadores removeram a obra de resina e aço no início da manhã desta quinta-feira (16), 24 horas após a sua instalação, mostrando que o ato artístico de guerrilha que atraiu grande atenção positiva à cidade não impressionou os líderes da cidade. "Entendo que as pessoas querem expressão, mas a estátua foi erguida sem permissão", disse o prefeito de Bristol, Marvin Rees, em um post no Twitter na quarta-feira, logo após a confirmação da instalação. "Qualquer coisa colocada no pedestal fora do processo que implementamos terá que ser removida."
"O povo de Bristol decidirá seu futuro", disse Rees sobre o pedestal onde Colston, comerciante de escravos do século XVII, esteve antes de ser derrubado pelos manifestantes no mês passado. O Conselho da Cidade de Bristol disse que levaria a estátua de Reid, do escultor Marc Quinn, para um museu local, onde o autor teria o direito de pega-la de volta ou doa-la para a coleção municipal.
Em uma entrevista anterior, Quinn disse que não esperava que Bristol deixasse a estátua, intitulada "A Surge of Power (Jen Reid)", permanentemente, embora esperasse que houvesse tempo suficiente para provocar uma conversa sobre "como comemoramos pessoas em estátuas".
Relembre o protesto de Reid que popularizou sua pose
A estilista de moda subiu no pedestal durante uma manifestação da Black Lives Matter depois que a multidão derrubou a estátua de bronze de Colston que estava na cidade desde 1895. Sua pose, com o braço direito empurrado para cima em um gesto desafiador, inspirou Quinn depois que ele viu uma foto dela nas mídias sociais.