Nubank garante reforço técnico com a compra da empresa americana Cognitect
O Nubank anunciou nesta quinta-feira (23) a compra da empresa norte-americana Cognitect, garantindo reforço técnico às consultorias de engenharia de software, novos talentos que possam complementar a equipe da fintech, além, é claro, de incorporar os sistemas de tecnologia Clojure e Datomic, ambos criados pela Cognitect.
Desde 2014, funcionários da empresa americana já prestavam consultoria ao Nubank no início dos negócios, e a parceria se estendeu até a negociação, a segunda do banco digital, que adquiriu a Plataformatec, consultoria especializada em método ágil e em desenvolvimento e gerenciamento de produtos digitais, em janeiro deste ano.
A aquisição da Cognitect foi concretizada ainda em junho, segundo publicação no Blog oficial do Nubank, que apresenta a chegada dos novos profissionais como um fator "importante para que a gente continue desenvolvendo produtos e serviços de forma eficiente", também destacando que o time de engenharia está com o dobro de tamanho atualmente. Além do Brasil, o Nubank possui escritórios na Argentina, México e Alemanha, com cerca de 1.300 contratadas de julho de 2019 a julho de 2020.
O Datomic permitirá ao Nubank obter um acréscimo considerável no desempenho transacional, com uma escalabilidade de leitura horizontal para permitir que a maioria das perguntas analíticas e o treinamento do modelo de aprendizado de máquina ocorram sem manter os pipelines ETL. Isso permite que engenheiros e analistas trabalhem em tempo real, com dados consistentes e uma poderosa linguagem de consulta.
No início do Nubank, o Cognitect ajudou a equipe brasileira com uma revisão arquitetônica que evidenciou as vantagens do Datomic. "A revisão de código da Cognitect ajudou os engenheiros do Nubank a obter informações sobre como seria o design do código ao longo do tempo e a evitar armadilhas comuns", disse a empresa americana em nota.