Mundo Mistério: Youtuber Felipe Castanhari estreia série sobre ciência na Netflix
O youtuber Felipe Castanhari, do Canal Nostalgia, agora assume a posição de criador, diretor e produtor da série "Mundo Mistério", que já está disponível nesta terça-feira (4), na Netflix. A obra resgata velhas discussões e acrescenta novas incógnitas da sociedade para voltar a instigar as mentes curiosas espalhadas pelo mundo, de forma educativa, divertida e visualmente atrativa.
Em entrevista na época em que o trailer foi divulgado pela Netflix, Castanhari afirmou que a série tem a intenção de mostrar que mistérios popularmente atrelados a coisas sobrenaturais, podem ser explicados pela ciência. "Mundo Mistério" também conta com personagens fictícios, como a doutora Tay (Lilian Regina), o zelador Betinho (Bruno Miranda) e até uma inteligência artificial chamada B.R.I.G.G.S, interpretada pelo renomado dublador Guilherme Briggs, responsável por vozes icônicas do cinema e dos desenhos animados, como Buzz Lightyear e Optimus Prime, de Toy Story e Transformers, respectivamente.
É interessante, também, como Castanhari brinca com a mudança de cenário, inserindo, no início do primeiro episódio, alguns pequenos trechos posicionado em um ângulo fixo semelhante a um formato convencional adotado no YouTube, mas, pouco antes da apresentação oficial do programa, a câmera se desloca sutilmente em direção ao apresentador, e ao voltar da abertura, inicia o formato cinematográfico adotado na produção.
Ao lado de Rob Gordon e Israel Mota, Castanhari também assina o roteiro de "Mundo Mistério" e insere com sua explosão de ideias na direção uma sensação de conexão muito satisfatória com a proposta daquele que criou um canal no YouTube focado em nostalgia, no bom sentido da palavra. A série mira exatamente neste fator e consegue destacar, com criatividade, pontos curiosos da cronologia histórica da ciência, como "Os Mistérios do Triângulo das Bermudas", título do primeiro episódio, e a Grande Peste , retratada no segundo episódio, intitulado "Os 20 Milhões de mortos da Grande Peste".
Mais à frente, a série começa a se aprofundar em conversas mais expansivas, como viagem no tempo e apocalipse zumbi, além de, ironicamente, voltar milhares de anos no tempo para desvendar o surgimento dos cães a partir dos primeiros registros de aproximação entre humanos e lobos.
Nos três últimos episódios, Felipe Castanhari decide criar uma nova perspectiva com discussões sobre uma possível extinção humana, superinteligência artificial e aquecimento global, mostrando que a nostalgia pode se unir às reflexões sobre o futuro, assim como ele pode abraçar novos caminhos, adotando uma nova linguagem de comunicação com o público, sem perder as qualidades que fizeram seu canal no YouTube se transformar no que é atualmente, com mais de 13 milhões de inscritos.