The Rain: Final explicado e spoilers da 3ª temporada da série dinamarquesa
The Rain está de volta à Netflix para sua terceira e última temporada a partir desta quinta-feira (6), e desde a madrugada, internautas já discutem sobre os acontecimentos que dão um ponto final à primeira série dinamarquesa da plataforma de streaming. Com apenas seis episódios, a última coletânea de episódios mantém um clima envolvente de drama e suspense semelhante às temporadas anteriores, mas desta vez a evolução de cada personagem fará toda a diferença.
Para recapitular
A série acontece seis anos depois que um vírus mortal infectou boa parte da população na Escandinávia através da chuva, com as duas primeiras temporadas seguindo um grupo de jovens sobreviventes procurando, além de um local seguro para morar, uma cura para a doença. Apesar das semelhanças nada agradáveis com o período em que estamos vivendo, em meio à pandemia da Covid-19, The Rain consegue encerrar sua trajetória com um final satisfatório, pelo menos para a maioria dos espectadores assíduos.
Resumo da 3ª temporada
Três meses após o final da segunda temporada, Rasmus decide se juntar ao líder nefasto de Apollon, Sten. A empresa tem noção de que o vírus dentro de Rasmus não pode ser destruído e, com isso em mente, decide criar um novo mundo recheado de pessoas como ele, dando início a experimentos com pessoas em estado terminal.
Simone descobre que o vírus se espalhou para fora da zona de quarentena, e acaba ficando com Rasmus, mas as faíscas logo surgirão, já que ela não concorda muito com o que ele está prestes a fazer. Para escapar daquela situação, ela se joga de uma represa e, pelo milagre dos roteiros, sobrevive. Algum tempo depois, ela se encontra com um novo grupo de sobreviventes, incluindo Daniel e sua irmã, Luna.
Ao que parece, o grupo mora em um local onde o vírus não circula. Misterioso, mas explicável: uma flor contém a substância necessária para curar o vírus, mas seu manuseio deve ser feito com muita cautela, pois o sistema de defesa da planta age de forma rápida e perigosa.
De volta a Apollon, Rasmus, ao lado da ressuscitada Sarah, começa a fazer as pessoas gostarem dele com o vírus, mas não está nada satisfeito com as pessoas que Sten está escolhendo para os experimentos. A solução do rapaz é brutal: matar Sten para assumir o comando da Apollon e, em seguida, escolher o namorado de Simone, Martin, para as transformações laboratoriais.
Crente de que Simone está morta, Martin facilita a vida de Rasmus e aceita ser infectado propositalmente pelo vírus. Pouco tempo após o processo, ele descobre que a amada está viva e parte em sua busca para traze-la de volta à Apollon.
Após vários obstáculos, Martin finalmente encontra Simone, mas a volta dos dois não terá um final feliz: ele acaba sendo dominado pelos efeitos espontâneos do vírus, e mesmo depois que Simone derruba o pequeno frasco contendo a cura, ele consegue tomar as últimas gotas restantes para matar o vírus e, consequentemente, ele mesmo.
Simone entre em desespero enquanto Rasmus, na Apollon, sente telepaticamente a morte de sua "criação" e toma a decisão de partir ao lado de soldados e algumas das pessoas que transformou para matar Simone. Sarah questiona Rasmus e se pergunta como ele pode ter tanta certeza do que está fazendo, mas ele não quer ouvir. É guerra, e ponto final.
Para completar a sequência de caos que percorre os instantes finais da série, Fie, durante a fuga com Patrick, começa a entrar lentamente em trabalho de parto. Depois de certo tempo, eles encontram Simone e se surpreendem ao descobrir sobre a morte de Martin, principalmente Patrick, que desaba em lágrimas ao visitar o túmulo de seu melhor amigo, considerado um irmão, na verdade.
Passado o luto de apenas alguns segundos, Patrick explica a real situação para todos, desde o momento em que Simone pulou da represa e passou a ser declarada como morta. Em seguida, Simone apresenta seu momento mais revoltado da série e afirma que precisa encontrar o irmão para mata-lo.
Daniel, que acabara de alertar sobre a "ressurreição" da flor, não quer mais deixar a área com medo de perde-la para sempre. Simone, então, recebe de Luna o colar que contém um pouco do extrato de flores, e é com ele que ela deverá matar seu irmão. Mais certos de que podem derrotar o inimigo, o grupo prepara uma série de armadilhas e armas para a guerra, incluindo lança-chamas (o vírus não gosta de fogo), e alguns obstáculos espalhados pela floresta, para prejudicar a equipe de Rasmus.
No fim, uma longa conversa entre Simone e o irmão antecede o que muitos já estavam imaginando que aconteceria no encerramento da série: a morte de Rasmus. Dominado pelo vírus, assim como Martin, ele acaba se acalmando depois de grandes surtos, e revela que só queria ficar ao lado da irmã.
Sarah corre em direção ao amado. "Vamos salvar o mundo", ele diz. Ela responde: "Você e eu". Rasmus encerra: "Para sempre". O casal se abraça e, depois que ele toca nas flores, causa uma grande explosão.