Renda Brasil: Bolsonaro informa que proposta atual do programa está suspensa
O ministro da Economia, Paulo Guedes e sua equipe econômica, entregou ao presidente Bolsonaro a proposta de pagamento de R$ 250 pelo novo programa social Renda Brasil, substituto do Bolsa Família.
Entretanto, o presidente se disse contrário ao valor proposto, querendo um valor maior. Com isso, durante evento na Usiminas em Minas Gerais, Bolsonaro informou que a proposta do Renda Brasil está temporariamente suspensa. A iniciativa é importante para a cúpula do governo, vista como uma aposta para ampliar a popularidade do presidente.
"Ontem discutimos a possível proposta do Renda Brasil, e falei está suspenso. A proposta como apareceu para mim não será enviada ao parlamento. Não posso tirar de pobre para dar a paupérrimos", disse Bolsonaro ao anunciar a novidade. Uma das principais críticas do presidente foi a ideia de usar o dinheiro destinado ao abono salarial para financiar o Renda Brasil.
Esta derrota de Paulo Guedes foi vista negativamente pelo mercado financeiro, com queda brusca do Ibovespa após a declaração do presidente. Mas, segundo Bolsonaro, o programa deve chegar a um meio-termo, já que não será possível manter o valor fixado nos R$ 600 atuais, devido o alto endividamento do país.
Apesar do desentendimento entre os dois, Guedes informou em entrevista que "Está tudo equacionado. Não tem truque e nem fura-teto. Tudo será feito com total transparência".
O presidente deve decidir em breve, além do valor, qual será o público alvo para receber o novo incentivo e levar aos parlamentares para votação e levar o projeto para frente.