Joe Biden é eleito o 46º presidente dos Estados Unidos
Após cinco dias de contagem de votos, os Estados Unidos oficialmente elegeram Joe Biden como o próximo presidente do país. Ao lado de sua vice-presidente, Kamala Harris, os dois tomarão posse no dia 20 de janeiro de 2021.
Apesar de declarado vitorioso, a contagem ainda não finalizou em todos os estados. Emissoras de televisão no país contabilizam 273 delegados para o democrata, contra 213 para o atual presidente, Donald Trump. Ainda estão sendo contados votos em Nevada, Geórgia e Arizona – onde Biden também esta à frente – e no Alasca e Carolina do Norte – onde Trump lidera. Na análise da Associated Press, Biden já contabiliza 284 delegados, contra 214 de Trump.
Nos últimos dias, Trump tem criticado o sistema eleitoral norte-americano, alegando fraudes e solicitando paralisação da contagem, após a virada em estados como Geórgia e Pensilvânia.
Nas redes sociais, ambos já deram suas declarações sobre o resultado divulgado. Donald Trump rejeita o resultando, informando que venceu as eleições e por uma diferença considerável. Seus tweets dos últimos dias, inclusive o que declara a sua vitória, estão sendo analisados pelo Twitter como desinformação.
I WON THIS ELECTION, BY A LOT!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) November 7, 2020
Já Biden agradeceu a sua vitória ao povo norte-americano, com uma mensagem e um vídeo de sua campanha. "América, estou honrado por vocês terem me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas eu prometo a vocês o seguinte: serei um presidente para todos os americanos - quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que vocês colocaram em mim", disse.
America, I’m honored that you have chosen me to lead our great country.The work ahead of us will be hard, but I promise you this: I will be a President for all Americans — whether you voted for me or not.I will keep the faith that you have placed in me. pic.twitter.com/moA9qhmjn8
— Joe Biden (@JoeBiden) November 7, 2020
A candidata democrata à presidência em 2016, Hillary Clinton, que perdeu para Trump na ocasião, parabenizou Biden pela vitória e relatou que o povo dos Estados Unidos repudia a política de Trump. Os eleitores falaram e escolheram @Joe Biden e @KamalaHarris para serem nossos próximos presidente e vice-presidente. É uma mensagem para fazer história, um repúdio a Trump e uma nova página para a América. Obrigado a todos que ajudaram a fazer isso acontecer. Avante, juntos.", comemorou Hillary.
The voters have spoken, and they have chosen @JoeBiden and @KamalaHarris to be our next president and vice president. It's a history-making ticket, a repudiation of Trump, and a new page for America. Thank you to everyone who helped make this happen. Onward, together. pic.twitter.com/YlDY9TJONs
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) November 7, 2020