Pesquisa Datafolha: Covas dispara e Boulos ultrapassa Russomano em SP
As Eleições 2020 para a Prefeitura de São Paulo chegaram a um novo cenário após a divulgação da nova Pesquisa Datafolha na quarta-feira (11), apontando a liderança isolada de Bruno Covas (PSDB), com 32%, e a ultrapassagem de Guilherme Boulos (PSOL), com 16%, em cima de Celso Russomanno (Republicanos), com 14%. Em quarto lugar, Márcio França (PSB) ainda alimenta resultados próximos aos demais candidatos do topo, com 12%, mas fica cada vez mais distante de uma chance no segundo turno.
A divulgação da pesquisa realizada em parceria com a Globo foi autorizada na noite de quarta pela Justiça Eleitoral, após o pedido de proibição feito pela coligação de Russomanno, que questionou os critérios de amostragem dos entrevistados e a ausência de uma simulação de segundo turno sem a presença de Covas.
Em comparação com a pesquisa anterior do instituto, Russomanno registra a queda mais acentuada entre os eleitores com escolaridade fundamental (de 23% para 15%) e até mesmo entre os evangélicos, onde caiu de 25% para 19%. Nos mesmos segmentos, Bruno Covas obteve avanços consideráveis, pulando de 30% para 41% entre os menos escolarizados, e de 25% para 32% entre os evangélicos.
A pesquisa também analisou a votação espontânea dos entrevistados, garantindo uma grande vantagem de Boulos (14%) em relação a Russomanno e França (7% cada), enquanto Bruno Covas diminui sua vantagem em relação ao candidato do PSOL, somando 21% na primeira colocação.
Nas redes sociais, Boulos comemorou os novos resultados e a proximidade de um resultado favorável para chegar ao segundo turno. "Rumo ao segundo turno! Pesquisa Datafolha mostra que além de estarmos no segundo lugar, temos O DOBRO DE VOTOS do que Russomanno e França na votação espontânea!", disse o candidato em sua conta no Twitter.