Eleições 2020: Confira os prefeitos vitoriosos nas principais cidades
As Eleições 2020 estão na fase final após o término das votações de segundo turno em todo o país, respeitando as diferenças de fusos em parte da região norte. Ao todo, 57 cidades tiveram segundo turno, levando seus cidadãos às urnas em meio à pandemia do novo coronavírus.
Diferentemente do primeiro turno, o aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral, o e-Título, se apresentou mais estável para as justificativas de ausência. Entretanto, somente os eleitores que já haviam feito o cadastro no primeiro turno conseguiram realizar a justificativa pelo APP, que está bloqueado para novas emissões de título digital até essa segunda-feira (30). A partir de amanhã os eleitores que não puderam votar poderão emitir o documento online e realizar a justificativa, que deve ser feita em até 60 dias.
As capitais com os principais colégios eleitorais do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, também elegeram hoje os seus prefeitos após intensas campanhas. Em São Paulo, o eleito foi Bruno Covas (PMDB), com 59,38%, derrotando Guilherme Boulos (PSOL) que teve 40,62% dos votos válidos; Já no Rio, Eduardo Paes foi o eleito com 64,07% dos votos, contra Crivella (REPUBLICANOS) que levou 39,93% dos votos; em Porto Alegre, o eleito foi Sebastião Melo (MDB), com 54,63% dos votos; e em Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL) venceu a eleição com 51,76% contra Delegado Eguchi (PATRIOTA) que teve 48,24% dos votos.
Nos 57 municípios, 17 registraram uma "virada" na urna, sendo três capitais: em Cuiabá (MT) venceu Emanuel Pinheiro com 30,65% dos votos no primeiro turno e 51,15% no segundo; Maceió (AL) o eleito foi JHC, que teve 28,56% dos votos no primeiro turno e 58,64% no segundo; e Manaus (AM), que terá como prefeito David Almeida com 22,36% dos votos no primeiro turno e 51,27% no segundo.