Enem Digital espera presença de 30 mil inscritos
Neste domingo (31) será aplicado a segunda prova do Enem Digital em todo o país. Na primeira parte do exame em computadores, apareceram menos de 30 mil dos 93.079 inscritos confirmados.
Os candidatos deverão responder neste domingo a 90 questões de ciências da natureza e matemática durante as cinco horas de prova. Apesar da baixa presença, o objetivo do Inep, órgão responsável por organizar a prova, é tornar a prova 100% digital até 2026.
Atualmente, mais de 5,5 milhões de estudantes que fazem a versão impressa, gerando vários obstáculos para a concretização de uma prova totalmente digital, como falta de acesso à computadores e poucos locais de prova preparados para receber os estudantes. O objetivo desta primeira versão digital é que os candidatos não tenham favorecimento ou problemas em relação à quem fez a prova impressa.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, os problemas ocorridos na primeira etapa da prova forma compreensíveis dado ao ineditismo deste formato. "Tivemos alguns problemas, mas todo processo inédito está sujeito a obstáculos". Sobre as abstenções, relatou que ocorreram "em função da pandemia".
Além disso, os candidatos de Manaus (AM) tiveram a prova suspensa por causa da pandemia, e de Macapá (AP) tiveram o local de prova interditado, então também não realizaram a prova do Enem de 2020, que deverá ser aplicada em outra data.