Quando sai o resultado do Sisu 2021? Inscrições já estão abertas


Já estão abertas as inscrições do Sisu 2021 para vagas em universidades e instituições públicas, com prazo até a próxima sexta-feira (9). O Sistema de Seleção Unificada abriu as vagas na madrugada desta terça-feira (6) e já reúne milhares de reclamações por causa de problemas para acessar o site oficial (sisu.mec.gov.br) em horários de pico.
Quando sai o resultado do Sisu 2021?
O resultado do Sisu 2021 será divulgado em 13 de abril. De acordo com o Ministério da Educação, serão ofertadas 209.190 mil vagas distribuídas em 5.685 mil cursos de diferentes áreas.
Qual é o critério de seleção?
A seleção dos candidatos é feita de acordo com a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e o candidato pode escolher duas opções de curso. São considerados critérios automáticos de eliminação:
- Zerar a redação do Enem
- Ter prestado o exame como treineiro
Dicas para garantir uma vaga pelo Sisu
Um ponto interessante do Sisu é a possibilidade de acompanhamento do processo durante todo o período de inscrição, o que pode facilitar a vida do candidato que pretende visualizar como está a concorrência de determinado curso, avaliando suas possibilidades de conseguir uma vaga de acordo com sua nota do Enem.
O sistema dá aos candidatos a possibilidade de alterar suas opções de cursos, então se você tem mais de duas opções de cursos de graduação em mente, é recomendável que você acompanhe diariamente o processo e verifique se não há uma chance maior de conseguir uma vaga em outro curso.
Outro fator importante para garantir uma vaga é estar por dentro dos critérios específicos de avaliação de cada instituição que você escolher como opção. Isso porque os pesos atribuídos à nota do Enem podem sofrer alterações de acordo com cada universidade.
Sobre o autor
