Saiba quem é Natalia Pasternak, que depõe à CPI da Covid hoje (11/06/2021)
A CPI da Covid recebe nesta sexta-feira (11), em audiência pública, a bióloga Natalia Pasternak, que depõe sobre as condutas e procedimentos adotados pelo Governo Federal, Ministério da Saúde e outros agentes no combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil. Junto com a bióloga, a CPI também ouve o sanitarista e ex-presidente da Anvisa, Claudio Maierovitch.
Quem é Natalia Pasternak
A bióloga e divulgadora científica brasileira, Natalia Pasternak, é a fundadora e primeira presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC), e é editora da primeira revista brasileira sobre pensamento crítico, a Revista Questão de Ciência, publicada pelo IQC.
Pasternak já foi colunista da revista Saúde e, atualmente, escreve sobre popularização da ciência e pseudociências no jornal O Globo, incluindo uma citação própria durante o depoimento de hoje na CPI da Covid, quando apontou o uso da cloroquina e o negacionismo como uma "mentira orquestrada pelo Governo Federal e pelo Ministério da Saúde". Confira o trecho:
“Nós estamos pelo menos 6 meses atrasados em relação ao resto do mundo que já descartou a cloroquina. E aqui no Brasil a gente continua discutindo isso. Isso é negacionismo, não é falta de informação”, diz Natalia Pasternak (@TaschnerNatalia ). #CPIdaCovid pic.twitter.com/XgMGeHe1rk
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) June 11, 2021
Pasternak dedicou grande parte de seu tempo na CPI da Covid para criticar duramente o atraso do Brasil em relação ao combate à pandemia, criticando o uso de medicamentos ineficazes contra a doença e deixando claro que a hidroxicloroquina já foi testada de todas as formas possíveis. Ela também criticou a tese da imunidade de rebanho, que, segundo ela, se aplica apenas a animais, "e fomos tratados dessa forma".