Lula venceria eleições de 2022 no 1º turno, diz pesquisa Ipec
A nova pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (25) mostra um cenário tranquilo para Lula (PT) nas eleições de 2022. O levantamento realizado entre 17 e 21 de junho com 2.002 pessoas em 141 municípios aponta o petista com 49% dos votos contra 23% de Bolsonaro (sem partido) e ficando 11 pontos percentuais à frente dos concorrentes. Se forem considerados os votos válidos, Lula ficaria com 56% das intenções e venceria no primeiro turno.
Atrás, a pesquisa ainda mostra Ciro Gomes (PDT) com 7%, João Doria (PSDB) com 5%, Luiz Henrique Mandetta (DEM) com 3%, além de 10% que votariam branco ou nulo, e 3% que não sabiam ou não responderam.
Craido por ex-executivos do Ibope Inteligência, o Ipec também abriu o questionário para avaliações dos participantes sobre o atual governo, com a seguinte pergunta: "E o(a) senhor(a) aprova ou desaprova a maneira como o presidente Jair Bolsonaro está governando o Brasil?"
Confira o resultado da análise do atual governo abaixo:
- 30% aprovam o desempenho de Jair Bolsonaro na presidência da república;
- 66% desaprovam o desempenho de Bolsonaro;
- 4% não souberam responder.
Ao perguntar se os entrevistados votariam com certeza ou poderia votar, o índice de Lula subiu para 61%, e Bolsonaro subiu para 33%. Já no lado inverso, 36% não votariam em Lula de jeito nenhum, e 62% não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum.
Nesta semana, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu a um pedido da defesa do ex-presidente Lula e estendeu a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro para os processos em que ele atuou relacionados ao petista. Com isso, as ações que tramitaram contra Lula na 13ª Vara Federal de Curitiba foram anulados.