Netflix atrasa lançamento de documentário sobre Harry e Meghan Markle
Streaming teria decido por adiar o lançamento após críticas do ex-primeiro-ministro britânico John Major sobre 'The Crown'
Depois de sofrer fortes críticas do ex-primeiro-ministro britânico John Major endereçadas à 5ª temporada de "The Crown", que estreia em 9 de novembro, a Netflix, que preparava uma série documental sobre Harry e Meghan Markle - duque e duquesa de Sussex -, decidiu por adiar o lançamento até o próximo ano.
Conforme informações, a produção deveria chegar de forma não oficial à plataforma após o lançamento de "The Crown", numa espécie de "dobradinha" real.
A polêmica toda gira em torno do enredo do episódio 1 da 5ª temporada da série , que sugere que em 1991 o príncipe Charles, agora rei Charles III, teria convocado Major e se lamentado sobre sua longa espera para assumir o trono.
Intitulado "Síndrome da Rainha Vitória", assim chamado por causa dos 63 anos da rainha Vitória no trono, o episódio tem sua trama baseada em uma matéria veiculada no jornal inglês UK Sunday Times, onde descreve a monarquia como "datada", além de sugerir que a rainha Elizabeth deveria abdicar ao trono em favor a Charles.
Ainda conforme a imprensa internacional, as cenas da série devem mostrar Charles (Dominic West) concordando com uma matéria publicada no Sunday Times, de 1991, que descrevia a rainha como "uma monarca envelhecida, há muito tempo no trono, cujo afastamento do mundo moderno levou as pessoas a se cansarem não apenas dela, mas da própria monarquia". Seria então neste momento que Charles convocaria a reunião com Major e faria um paralelo entre si mesmo e Edward VII, que foi "mantido esperando nos bastidores" por décadas devido à longevidade do governo da rainha Vitória.
Em suas duras críticas à série, que é um dos maiores sucessos da Netflix atualmente, Major foi enfático em dizer que nunca houveram sequer conversas onde se planejava derrubar a falecida rainha, descrevendo a história como "bobagem maliciosa".
Abalados com os constantes ataques, executivos da Netflix teriam voltado atrás em sua decisão de uma "dobradinha" real, optando por adiar a série sobre os duques de Sussex que deveria ser lançada em dezembro. "Eles estão abalados com a Netflix, então sinalizaram primeiro e decidiram adiar o documentário", disse uma fonte ao portal Deadline.
Apesar das informações, ainda na segunda (17) a Netflix afirmou que "nunca houve nenhum documentário sobre o duque e da duquesa de Sussex confirmado".