Correios iniciam greve nesta quinta-feira, 30
O sindicato dos trabalhadores dos Correios anunciou que os funcionários de Minas gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Campinas, São José do Rio Preto, Piauí, Amazonas, Paraná, Ceará, Santa Cantarina, Pernambuco, Paraíba, Vale do Paraíba, Roraima, entraram de greve nesta quinta-feira, 30, por tempo indeterminado.
Os funcionários querem impedir que a Empresa dos Correios e Telégrafos (ECT) privatize o convênio médico da categoria, segundo o sindicato, é o maior benefício que os trabalhadores têm no momento.
Apesar do anuncio de greve, algumas agências funcionaram normalmente pelo período da manhã no Paraná, o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios (Sintcom), ainda não divulgaram o número de funcionários que aderiram à paralisação.
O ECT informou que Curitiba foi a cidade mais prejudicada pela greve, apesar de a empresa considerar baixa a adesão dos funcionários. A maior parte das adesões são dos carteiros, mas a empresa afirmou que os serviços de entrega seguem normalmente no estado.
Em contrapartida, o Sintcom-PR declarou que o numero de adesões é alto. Operadores de triagem e carteiros somam grande parte dos funcionários que participam da paralisação, segundo o sindicato.
No Sintcom-RS, além do convênio médico, os trabalhadores também defendem que a entrega das correspondências seja realizada pela manhã. Atualmente, começa por volta de meio-dia. Com a mudança seria evitado o calorão.
Outras assembleias estão sendo realizadas em outros estados para definir sobre o rumo do movimento.
Veja como proceder durante a greve dos Correios.
Dependendo do nível de adesão à greve, as correspondências poderão sofrer atraso.
Consumidores devem ficar atentos para não atrasar o pagamento de contas. De acordo com o Procon, a paralisação dos correios não isenta o consumidor de pagar as contas até a data do vencimento.
Caso costume receber contas neste período do mês, é recomendável contatar fornecedores de produtos e serviços para saber o valor e como pagar.