Navio chinês identifica no mar possível sinal de caixa preta de avião
Um “bip” foi detectado por um navio de patrulha chinês que procura o avião da Malaysia Airlines. O avião está desaparecido há quase um mês, e neste sábado (05) um sinal no sul do Oceano Índico foi identificado pelo navio, levantando a hipótese de ser o sinal emitido pela caixa-preta do avião, afirmou a agência de notícias estatal Xinhua.
O detector de caixas-pretas do navio Haixun identificou o sinal cerca de 25 graus de latitude sul e 101 graus de longitude leste, de acordo com a Xinhua. Ainda não se sabe se o sinal é do voo MH370, que desapareceu há quatro semanas com 239 pessoas a bordo, pouco depois de decolar de Kuala Lampur com destino a Pequim.
Um avião da Força Aérea chinesa avistou também uma série de objetos na região, afirmou também a Xinhua. Autoridades australianas disseram que ainda precisam verificar se o sinal tem a ver com a aeronave.
A Malásia por sua vez informou neste sábado que iniciou uma investigação formal sobre o desaparecimento do avião, ocorrido em 8 de março. Especialistas de todo o mundo foram chamados, enquanto a busca pelo Boeing 777 se intensifica em uma região do Oceano Índico. Problemas mecânicos não estão descartados como causa do acidente, mas dizem as evidências, incluindo a perda das comunicações, que o voo MH370 foi intencionalmente desviado de sua rota.
As buscas pela aeronave já envolvem 26 países. Segundo regras internacionais da aviação civil, o país onde o avião está registrado lidera a investigação quando o incidente ocorre em águas internacionais.
As buscas seguem no local com ajuda de sonares, aviões e navios de vários países do mundo, na esperança de encontrar destroços e a caixa-preta do avião, antes que a bateria da mesma acabe e os sinais emitidos consequentemente também parem.