Ministro australiano diz estar "certo" que sinal captado no mar é de avião desaparecido
Tony Abbott, primeiro-ministro da Austrália, revelou sexta-feira (11) que confia que os sinais captados no mar sejam do avião desaparecido. Ele disse estar "muito certo" de que os sinais acústicos detectados durante as buscas do voo MH370 da Malaysia Airlines são realmente os da caixa preta.
Na China, Abott afirmou que a área de buscas está reduzindo cada vez mais, e que as autoridades estão muito certos de estes sinais pertencem ao equipamento: "Reduzimos muito a área de busca e estamos muito certos de que os sinais são da caixa preta que registra os parâmetros de voo e os diálogos dos pilotos", afirmou Abbott, segundo a emissora "Australian Broadcasting Corporation".
"Mas também estamos entrando em uma etapa na qual o sinal, que confiamos ser da caixa preta, começa a se esgotar com o fim das baterias", disse Abbott em Xangai. "Esperamos conseguir o máximo de informação possível antes que o sinal desapareça", completou, referindo-se a dificuldade que haverá, já que a vida útil da bateria do equipamento tem duração de em torno de um mês.
Encarregada da coordenação das buscas, a Austrália tem captado sinais nos últimos dias através de seu navio "Ocean Shield", porém apesar da declaração, o chefe do Executivo australiano, Angus Houston, chefe do Centro de Coordenação de Agências Conjuntas, responsável pelas buscas, declarou que "não houve nenhuma descoberta importante nas buscas do MH370".
Segundo ele o Centro Conjunto de Análise Acústica da Austrália analisou as informações e confirmou que o sinal detectado nas imediações do navio militar australiano Ocean Shield não está relacionado com a caixa-preta do avião.
O chefe deste órgão criado pela Austrália para coordenar as buscas multinacionais se referia ao sinal captado por um avião AP-3C Orion da Força Aérea de seu país na tarde de quinta-feira (10) na área que é rastreada pelo Ocean Shield, que transporta um localizador de caixas-pretas e um submarino não tripulado.
Houston explicou que o Ocean Shield tenta captar outros sinais que tenham relações com a caixa-preta do avião malaio antes que as baterias da mesma acabem, enquanto os aviões AP-3C Orions prosseguem com o rastreamento acústico, segundo um comunicado de imprensa.
A origem dos sinais foi situada a mais de 2.000 km a noroeste de Perth, na trajetória estimada do avião. Assim que o sinal for situado com mais precisão, será enviado ao leito marinho um robô de fabricação americana, o Bluefin-21, para buscar os destroços do avião.
O Boeing 777 da Malaysia Airlines desapareceu no dia 8 de março com 239 pessoas a bordo, quando realizava a rota entre Kuala Lumpur, Malásia, e Pequim, e segue como um dos maiores maiores mistérios da aviação até o momento, além de ser talvez uma das operações de buscas do tipo mais caras e complexas já existentes.