Famosos ameaçam fechar conta no Banco do Brasil, que manteve anúncios em site bolsonarista
O veto de publicidade ao site Jornal da Cidade Online foi retirado pelo Banco do Brasil na última quinta-feira (21), depois que o vereador Carlos Bolsonaro criticou a medida. Para a área de marketing do banco, gerenciada por Antonio Hamilton Rossell Mourão, filho do vice-presidente Hamilton Mourão, o veto era "exagerado" e, por isso, decidiu manter os anúncios no portal da extrema direita.
Nas redes sociais, a reação é de revolta, com milhares de pessoas reunidas, incluindo famosos, que em alguns casos ameaçam fechar suas contas no banco caso se mantenha a publicidade no jornal. Felipe Neto iniciou publicação marcando o perfil do Banco do Brasil e liberou os questionamentos em seguida. Confira:
Olá @BancoDoBrasil tudo bom?Fiquei sabendo que vocês decidiram manter a publicidade de vcs em sites radicais de extrema-direita que disseminam fakenews comprovadamente.Isso é verdade? A gente vai ter q fazer uma comoção nacional pra vcs reverem esse posicionamento absurdo?
— Felipe Neto 🇧🇷🏴 (@felipeneto) May 22, 2020
O jornalista Fábio Pannunzio foi além, dizendo que mudaria para o Bradesco se o BB não contornasse a situação.
Alô, @BancodoBrasil. Meu dinheiro não vai financiar a corrupção da democracia. Se vcs querem pagar a extorsão ao Carluxo e seus cangaceiros virtuais, vou fechar minha conta e voltar para o Bradesco. https://t.co/LYspfHbOQL
— Fabio Pannunzio (@blogdopannunzio) May 22, 2020
O curioso é que, assim como há aqueles que ameaçam fechar suas contas por causa da publicidade no site acusado de fake news, há também aqueles que encaram da forma inversa, ameaçando trocar de banco por suposto "boicote à direita". Na quarta-feira (20), quando a Sleeping Giants Brasil levantou o assunto, o BB reforçou a retirada dos anúncios em resposta ao perfil oficial do movimento, chamando atenção de um usuário ligado à direita conservadora:
Agradecemos o envio da informação, comunicamos que os anúncios de comunicação automática foram retirados e o referido site bloqueado.Repudiamos qualquer disseminação de FakeNews.
— Banco do Brasil (@BancodoBrasil) May 20, 2020
Vcs caindo na onda de um ativista de esquerda que querem destruir a instituição. Eles são as fake News, não perceberam?? Vou fazer o seguinte, já que vcs boicotaram um site de direita, vou boicotar vcs. Vou fechar a minha conta no BB.
— Renato Torres de Almeida (@renatotorresa) May 20, 2020
Após a retirada dos anúncios, Carlos Bolsonaro manifestou indignação, aproveitando para dizer que não conhece ninguém do Jornal Cidade Online, como forma de tentar afastar rumores sobre envolvimento nas notícias controversas publicadas no jornal. "Marketing do @BancodoBrasil pisoteia em mídia alternativa que traz verdades omitidas. Não falarei nada pois dirão que estou atrapalhando... agora é você ligar os pontinhos mais uma vez e eu apanhar de novo, com muito orgulho! Obs: não conheço ninguém do @JornalDaCidadeO", esbravejou o filho do presidente no Twitter.