Auxílio Emergencial: 51% das contas digitais bloqueadas pela Caixa são por suspeita de fraude
Após ampla divulgação do bloqueio de "centenas de milhares" de contas, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, comunicou nesta quarta-feira (22) que 51% das contas digitais bloqueadas pelo banco foram por suspeita de fraude para o recebimento do Auxílio Emergencial. O restante do montante foi bloqueado por inconsistência cadastral.
O Auxílio, era movimentado pelo Caixa Tem, e faz parte de uma ação do governo para ajudar famílias sem renda durante a pandemia do novo coronavírus. Agora, os beneficiários que tiveram suas contas bloqueadas deverão procurar agência para fazer a liberação.
"Todos os bloqueios são suspeita de fraude. Suspendemos centenas de milhares de contas sim, e nesse momento as pessoas podem pedir o desbloqueio", afirmou Guimarães em entrevista ao portal InfoMoney. Apesar do alto percentual de contas bloqueadas por fraude, o presidente da Caixa afirma que o total de contas com a suspeita não chega a 5% do total de aprovados para recebimento do benefício.
A origem da fraude, segundo o executivo, se deu na abertura digital das contas e cadastramento para o recebimento do auxílio. Segundo ele, muitas pessoas não possuíam celular, e o banco permitia em sua organização que o mesmo celular abrisse mais de uma conta, gerando assim fraudes. A Caixa afirma que boa parte das fraudes foram feitas por hackers e que os mesmos já foram identificados.
O Ministério da Cidadania informou que 1.303.127 milhão de CPFs foram enviados à Caixa para para bloqueio e realização de uma verificação por suspeita de fraudes.
Como desbloquear a conta
Segundo a Caixa, 51% das pessoas que tiveram suas contas bloqueadas são por suspeita de fraude, então devem se apresentar ao banco comprovando com documento de identidade para regularizar o cadastro. Mas, só deve ir à agência de acordo com o seu calendário de recebimento.
Os 49% dos beneficiários que tiveram conta suspensa por inconsistência cadastral e documental, devem resolver as pendências pelo próprio app Caixa Tem. Esse grupo não precisa ir pessoalmente à agência. Para isso, basta fazer um novo acesso ao Caixa Tem e enviar o restante da documentação pedida. Os documentos são enviados via WhatsApp.