Atentado com faca deixa vítima decapitada em Nice, na França


Um homem armado com uma faca matou três pessoas em um ataque a uma igreja em Nice, na França. Os assassinatos aconteceram na manhã desta quinta-feira (29) na Basílica de Notre-Dame, no centro da cidade.
Uma das vítimas era uma mulher de 70 anos que foi decapitada na igreja. Um homem, que se acredita ser o diretor da igreja, foi a segunda vítima. Uma mulher de 40 anos ficou gravemente ferida e conseguiu fugir da igreja, mas morreu devido aos ferimentos.
Segundo os relatos da polícia, a cena era como uma "visão de horror", o que rapidamente mobilizou uma movimentação pesada de autoridades chegando ao local do crime, inclusive a promotoria nacional antiterrorista, que pouco tempo depois do atentado informou que abriria uma investigação sobre os assassinatos, supostamente conectados a uma organização terrorista.

O agressor foi baleado no ombro pela polícia e levado ao hospital em estado crítico. Ele não portava documentos de identidade durante o ataque, mas teria algo em torno de 20 anos de idade. O prefeito de Nice, Christian Estrosi, disse que o homem havia dito “Allahu Akbar” (expressão em árabe que significa “Alá é Grande” ou "Alá é o Maior") várias vezes enquanto era preso e algemado pela polícia.
“Temos duas pessoas mortas dentro da igreja... e uma terceira pessoa que estava em um bar em frente à igreja onde ela se refugiou”, disse Estrosi sobre as três vítimas fatais. “Basta... temos que remover esse fascismo islâmico de nosso território”, completou.
Os relatos ainda indicam que a ação do homem não-identificado durou cerca de 10 minutos até que a polícia chegasse para neutraliza-lo, graças à rápida ação de uma testemunha chamada David, que dirige o restaurante Brioche Chaude, em frente à igreja. Ele informou posteriormente que estava "vendendo croissants quando um homem entrou e me disse: 'Senhor, há uma mulher decapitada na catedral'".
Sobre o autor
