George Floyd é enterrado em Houston após dias de funeral
O corpo de George Floyd foi enterrado hoje (9), após seis dias de homenagens ao ex-segurança negro morto por um policial branco nos Estados Unidos. Sua morte desencadeou uma série de protestos por todo o país.
Além de amigos e familiares que estiveram presentes durante toda a caravana do cerimonial fúnebre, estiveram presentes também religiosos e políticos locais, além de celebridades como Jamie Foxx e Channing Tatum. Em pronunciamento na cerimônia, o candidato democrata Joe Biden ofereceu suas condolências à família de Floyd, incluindo a filha de 6 anos de idade de Floyd, Gianna, e abordou as injustiças raciais que estão acontecendo nos Estados Unidos: "Não podemos sair deste momento pensando que podemos mais uma vez afastar o racismo que pica em nossa própria alma, de abusos sistêmicos que ainda atormentam a vida americana”.
O cantor Ne-Yo também esteve presente e se pronunciou sobre o caso, dizendo que Floyd foi o homem que “mudou o mundo”: "Ele mudou o mundo para melhor. Quero agradecer pessoalmente George Floyd por seu sacrifício, para que meus filhos possam ficar bem no futuro", disse o cantor.
Floyd foi enterrado em Houston, cidade em que foi criado, ao lado de sua mãe, a quem chamou enquanto era sufocado no momento da prisão e posterior falecimento, no cemitério Houston Memorial Gardens, em Pearland, subúrbio de Houston. Centenas de pessoas lotaram a igreja Fountain of Praise para prestar a última homenagem ao homem que se tornou símbolo da nova luta contra o racismo no país.
Do lado de fora da igreja, as pessoas que acompanhavam o velório traziam faixas com os dizeres "vidas negras importam". A última frase dita por Floyd "Eu não consigo respirar", estava presentes em camisetas e também nas máscaras de policiais que faziam a segurança na igreja.